OBJETIVO
1.1 O objetivo de uma competição de Canoagem Oceânica é percorrer, num percurso previamente definido em carta náutica, em águas marinhas, no menor tempo possível.
PARTICIPAÇÃO MÍNIMA
Somente serão abertas categorias por idade, quando houver, no mínimo, três atletas naquela faixa etária.
Não será necessário, para a validade da competição, que as três equipes ou competidores completem os percursos.
CATEGORIAS
As categorias serão divididas, por idade, em Júnior, Sênior, Master e Super Master.
Serão considerados atletas Júnior aqueles que tiverem entre 15 anos (completos) e 18 anos.
Serão considerados atletas Sênior aqueles que tiverem entre 19 anos (completos) e 34 anos.
Serão considerados atletas Master aqueles que tiverem entre 35 anos (completos) e 44 anos.
Serão considerados atletas Super Master aqueles que tiverem 45 anos ou mais.
Será considerada a idade pelo ano em que esta se completar.
As categorias também deverão ser divididas em Masculina, Feminina e Mista.
CAIAQUE, REMOS E ACESSÓRIOS
Os Caiaques serão divididos nas seguintes classes:
I Caiaque com o comprimento mínimo de 4.60 m
II Caiaque com o comprimento mínimo de 4.30 m e máximo de 4.59 m
III Caiaque com o comprimento mínimo de 4.00 m e máximo de 4.29 m
4.1.1 Para todas as classes, a largura mínima permitida é de 55 cm.
4.1.2 Nas classes, o peso menor será de 14 kg.
4.1.3 Entende-se por comprimento a parte do caiaque que efetivamente entra em contato com o mar (casco)
4.1.4 Todos os Caiaques usados para competições oficiais deverão ter a identificação do Comitê de Canoagem Oceânica - CBCa, através de um adesivo fixado no Caiaque, para que seja alocado na classificação referente ao tipo de construção.
4.1.5 É vedada a participação de caiaques utilizados em provas de Velocidade, Maratona e Descida.
Caiaques são barcos com casco e convés, nos quais o competidor fica sentado, impelindo os mesmos com remos de duas pás.
Cada competidor será responsável por assegurar que seu equipamento atenda às regras mencionadas.
É permitida a utilização de bússola, bomba para escoamento de água e remos reservas na embarcação.
COMITÊ DE COMPETIÇÃO
A direção geral da competição ficará sob responsabilidade do Comitê de Competição.
O Comitê de Competição para provas oficiais da CBCa deverá ser composta pelos seguintes membros:
Diretor da Prova (membro do Comitê de Canoagem Oceânica da CBCa – obrigatório)
Diretor técnico
Árbitro oficial da CBCa em canoagem oceânica
Diretor de segurança ou responsável
O Comitê de Competição deverá:
Supervisionar os preparativos da competição.
Em caso de mal tempo ou outras circunstâncias que tornem impossível a realização da competição, o Comitê deverá adiar a mesma e decidir quando poderá ser realizada.
Ouvir protestos que possam ser feitos e julgar qualquer demanda que possa surgir.
Decidir sobre assuntos relativos a classificação em casos onde os regulamentos são desobedecidos durante a prova. Se um competidor for ferido durante uma prova, o Comitê poderá permitir que o mesmo participe de uma outra prova, após avaliação do próprio competidor. Todas as decisões devem ser baseadas no Regulamento para Canoagem Oceânica e no Estatuto da CBCa.
Antes de qualquer decisão a respeito de uma infração do regulamento, o Comitê deverá ouvir a opinião do Juiz Auxiliar que controlou a corrida na qual a infração foi dita ter sido cometida. O Comitê deverá também procurar ouvir as opiniões dos outros Juizes da prova, na intenção de esclarecer a suposta infração.
JUÍZES OFICIAIS
Supervisão da competição
Diretor de prova ou competição
Diretor técnico
Árbitro oficial – Juizes em quantidade, quantos forem necessários
Diretor de segurança
Secretário
Obs.: demais auxiliares que se fizerem necessários
Deveres
O Diretor de Prova preside o Comitê de Competição e deverá decidir em todos os assuntos que surjam durante a competição propriamente dita, que não sejam tratados neste regulamento.
O Diretor Técnico deve supervisionar as provas e ser responsável pela observância do programa evitando os atrasos desnecessários. Deve informar pontualmente aos juizes o início de cada prova, com a ajuda dos controladores de Caiaques. Deve também certificar-se que o narrador dê aos espectadores todas as informações necessárias sobre a prova, tais como a ordem de largada, o nome de algum competidor que deixe de largar e o resultado oficial da prova.
O Secretário(a) da Competição deverá ser responsável pelo registro dos resultados e preparação da lista de vencedores. Ele deve manter os arquivos dos protestos. Deve fornecer ao(s) assessor(es) de imprensa todas as informações necessárias sobre a prova e resultados através de press-release.
O Juiz de Largada decidirá sobre as questões de largada e será o único responsável por decisões de queima de largada. A sua decisão será final. Inglês deverá ser a língua utilizada. Ele deve observar a boa condição de uso da pistola de partida ou buzina náutica; através de um sinal, além de comunicar-se com o Comitê de Competição que, após receber um sinal de retorno de que está tudo pronto, ele deverá comandar os competidores para os seus lugares e dar a partida de acordo com este regulamento O Juiz de Largada poderá recusar a largada a um competidor, se o mesmo: não cumprir as regras de segurança, não se apresentar na largada no momento indicado após ter sido chamado, não tiver vestido o numeral e não estiver com a checagem do controlador de Caiaques.
O Alinhador deverá trazer os Caiaques para a linha de largada, de acordo com o horário previsto no programa da competição, verificar as roupas dos competidores, bem como seu numeral e do Caiaque. Quando todos os Caiaques estiverem alinhados, ele deverá notificar o Juiz de Largada levantando uma bandeira branca.
O Juiz Auxiliar de Percurso deverá observar para que, durante a corrida, as regras sejam atendidas. Se o regulamento for desrespeitado, o Juiz de Percurso deverá informar por escrito a infração ao Diretor da Prova. Em competições de longa distância, com muitos competidores, mais de um Juiz deverá ser designado. Um deve, se possível, acompanhar o grupo da frente sem perturbar os outros competidores.
O Juiz Auxiliar de Contorno deverá, quando a competição se dá num percurso com um ou mais pontos de retorno, posicionar-se de modo a dispor de melhor visão possível. Ele deverá observar que todos os competidores contornem de acordo com as regras. Imediatamente após a competição, o Juiz deverá informar ao Diretor da Prova aqueles que contornaram a bóia e se ocorreu alguma infração às regras.
Os Juizes de Chegada relatam a ordem na qual passam os competidores na linha de chegada. Os Juizes deverão posicionar-se onde possam ver claramente todos os competidores chegando. Se os Juizes se divergirem em relação à colocação de dois competidores na disputa, na ausência de equipamento para definição fotográfica, a decisão deverá ser por maioria simples. Em caso de empate, o Diretor da Prova tem o voto minerva. Quando se usa dispositivo para definição fotográfica o resultado determinado pelos Juizes de Chegada deverá ser comparado com a definição, ficando a decisão para a fotográfica. Filmes de vídeo não são substituídos para a definição fotográfica, sempre quando existir este recurso.
O Cronometrista será responsável pelo registro de tempo, feito através de cronômetro. Antes de cada competição, o Chefe de Cronometragem deverá observar o funcionamento do equipamento a ser utilizado e definir o trabalho entre os cronometristas. Ao final de cada competição, deverá ser comparado o tempo oficial com o dos outros cronometristas. Cada prova deverá ser cronometrada pelo menos por dois cronometristas. Em caso de haver divergências de tempo, será calculada uma média simples para se chegar ao tempo oficial. Ao término da prova, o Chefe de Cronometragem passará os tempos ao Juiz de Chegada que, após assinar as súmulas, repassará ao Secretário da Competição.
O Controlador de Caiaques assegurará que as dimensões e peso dos barcos estejam de acordo com o regulamento e os identificará, sempre antes das competições durante a pesagem, checando o número da classe pertencente Ele assegurará que os coletes e Caiaques atendam à regra e poderá aconselhar quanto aos remos, conformidade de Caiaques e acessórios de acordo com a regra.
O Diretor de Segurança, junto com sua equipe e de acordo com as circunstâncias, resgatará os competidores, que deverão ter socorro disponível para o uso em caso de acidente sério, e deverá proporcionar pronta assistência aos competidores em caso de dificuldades. É obrigatória a presença de um médico, uma ambulância e uma lancha de socorro durante toda a prova.
Mais de uma função poderá ser exercida pela mesma pessoa, nos casos em que as circunstâncias permitirem.
NÚMEROS DE LARGADA
Os números de largada deverão ser fornecidos pelos organizadores.
O tamanho dos algarismos deverá ser, pelo menos, de15 cm de altura por 3,0 cm de largura, em ambos os lados do colete.
Os números deverão ser visivelmente fixados ao corpo do competidor.
Em caso de Caiaques com mais de um tripulante, o numeral deverá ser usado pelo tripulante de proa.
Cada competidor será responsável pelo seu numeral, após o recebimento da organização/inscrição.
MEDIDAS DE SEGURANÇA
Todos os caiaques deverão ser de boa resistência, "estanques" ou possuir flutuadores.
Cada competidor deverá ter um colete salva-vidas, no corpo, de acordo com seu peso.
É obrigatório que os organizadores façam um teste de checagem nos coletes e Caiaques, tanto na largada como na chegada.
Os competidores deverão ser capazes de sair de seus Caiaques a qualquer momento.
É obrigatório o uso de cobertura contra respingos (saias) com o atleta, sabendo usá-la sob qualquer circunstância.
No caso da não observância das regras de segurança, o Juiz de Largada ou o Controlador de Caiaques comunica-se com o Diretor da Prova a ocorrência e impede a largada do competidor.
Resguarda-se a organização quanto ao não cumprimento dos itens de segurança acima.
PERCURSO
O percurso deverá ser em águas marinhas, completamente navegáveis em distância superior a 10 km, em quantas etapas definir o Comitê de Competição.
Deverá ser entregue, pelo menos com 24 horas antes do início da competição, a cada competidor e chefe de Equipe uma carta náutica contendo: O percurso tracejado e definido, a rosa dos ventos predominante e a escala utilizada na carta.
Entende-se por completamente navegável quando a rota sempre passa por onde o Caiaque possa passar sem tocar o fundo.
Não é permitido o desembarque para contornar os obstáculos.
Passagens perigosas serão identificadas na carta náutica com o símbolo (#).
As categorias femininas e juniores poderão ter percurso mais curto a critério do Comitê de Competição.
Não é permitido ao competidor aproveitar-se das possíveis marolas junto às embarcações de apoio e outras. Caso seja observado por alguns dos juizes, o competidor estará automaticamente desclassificado, sem advertência previa ou com 01(uma) advertência prévia.
CAPOTAGEM
É considerada uma capotagem quando o Caiaque estiver com o convés para baixo e o competidor saído do barco completamente.
Um competidor pode retornar ao seu Caiaque após uma ou mais capotagens sem rolamento e continuar competindo, desde que não receba ajuda externa.
RESGATE
É obrigatório que qualquer competidor que encontre um outro em situação de perigo de fato, deverá imediatamente prestar o devido resgate e assistência sob pena de sofrer sua desclassificação de forma perpétua.
Diretor de Segurança ou o Diretor da Prova poderá retirar um competidor da competição se o mesmo ou seu equipamento não estiver em condições de uso de acordo com as regras de segurança.
DESCLASSIFICAÇÃO
Ocorre quando um competidor tenta vencer a competição usando meios escusos que contrarie este regulamento ou que conteste a sua validade.
Se um competidor é forçado a contrariar o regulamento por ação de outros competidores, o Comitê de Competição decidirá sobre esta situação de acordo com os protestos que por ventura surgirem.
Um competidor que aceitar ajuda externa pode ser desclassificado.
Entende-se por ajuda externa, aquela que vem de pessoas que não estejam participando da prova, podendo um competidor com dificuldades ser ajudado por outro competidor se ele assim desejar.
Entende-se por ajuda externa:
Toda a ajuda fornecida a um competidor ou a seu Caiaque, sem necessidade premente.
Repassar, jogar ou fornecer ao competidor um remo reserva ou remo original perdido.
Direcionamento, empurrão ou movimento do Caiaque por qualquer outro competidor.
Substituição de algum item de segurança durante a competição.
O competidor que não estiver pronto para largar conforme o programa, pode ser desclassificado caso houver negligência de sua parte.
É desclassificado o competidor que cruzar a linha de chegada sem o seu material completo (Caiaque , remo, colete salva-vidas, cobertura contra respingos, numeral e guarnição).
Não é considerado como ajuda externa o apoio para entrega de água potável durante o percurso, sempre que seja feito pelo(s) barco(s) que esteja fazendo o apoio oficial da competição.
Será desclassificado ainda o competidor que; agredir ou fizer gestos de insulto à equipe técnica ou membros da CBCa; se apropriar de documentos técnicos sem a devida autorização; fazer ofensas verbais na área do campeonato; denegrir de qualquer forma os organizadores e/ou patrocinadores e que de qualquer forma interpretada pelo Comitê de Canoagem Oceânica seja tido como ato de indisciplina em locais como alojamentos, hotéis , restaurantes .
MARCAÇÃO DE RiTMO
Não será permitido marcar o ritmo ou receber assistência de barcos ou de Caiaques que não estejam apoiando oficialmente a competição.
CURVAS
Ao cruzar em um ponto de retorno, o competidor da faixa externa deve proporcionar espaço suficiente ao competidor da faixa interna se este possuir a proa de seu Caiaque ao menos alinhada com a extremidade da frente do cokpit na faixa externa. Com relação aos Caiaques com tripulação dupla, a extremidade referida será o cokpit de proa.
Um competidor não pode ser desclassificado por tocar em uma bóia de retorno, a menos que, na opinião dos Juizes Auxiliares da bóia em questão, tenha se obtido vantagem. Ao fazer uma curva, o Caiaque deverá seguir o mais próximo possível à raia, conforme marcação das bóias nos pontos de retorno.
Todo contorno de bóia (s) deverá ser no sentido anti-horário.
ABALROAMENTO OU DANO
Qualquer competidor que seja responsável por uma colisão que danifique o Caiaque ou o remo de outro competidor poderá ser desclassificado.
ULTRAPASSAGEM
Em manobra de ultrapassagem é obrigatório que todo o Caiaque que ultrapassa(A) mantenha distância do Caiaque ultrapassado(B). Por outro lado, não é permitido que o Caiaque(B) altere seu percurso, visando dificultar a ultrapassagem do Caiaque(A).
LARGADA
Somente o Juiz de Largada estará qualificado para determinar se houve queima de largada e fazer retornar o competidor através de sinal apropriado.
O Juiz de Largada determinará se uma segunda largada será dada e notificará ao Diretor da Prova.
Os competidores deverão estar no local de largada a tempo de permitir uma preparação satisfatória para a largada, que deverá ser dada pontualmente, sem referência a qualquer ausente.
A posição dos barcos na largada deverá ser tal que as proas alinhem-se com a linha de largada.
Os Caiaques deverão estar parados.
O Juiz de Largada deverá chamar a atenção dos competidores com as palavras: "ATENÇÃO, POR FAVOR (ATTENTION, PLEASE)" e se for satisfatório ele deverá dar o sinal de largada com um "tiro"(buzina náutica), que poderá ser substituído pela palavra "VÁ (GO)". Se o Juiz de Largada não estiver satisfeito com o alinhamento, ele poderá chamar "PARE (STOP)" e acenar para o Alinhador com a bandeira vermelha para proceder novo alinhamento. Se o competidor largar após as palavras "ATENÇÃO, POR FAVOR (ATTENTION, PLEASE)" antes do "tiro", ele queimará a largada. O Juiz de Largada deverá imediatamente levantar a bandeira vermelha e advertir verbalmente e nominalmente o competidor faltoso e, se duas queimas de largadas forem feitas pelo mesmo competidor, o Juiz de Largada irá desclassificá-lo imediatamente da prova. Se houver somente 3 competidores de uma mesma categoria e um for desclassificado por queima de largada, a prova se dará com o restante dos competidores.
A largada poderá ser com os Caiaques alinhados na água ou no estilo "Le Mans".
No estilo "Le Mans", os Caiaques ficam alinhados a 02(dois) metros da linha do mar, com os remos dentro, e os competidores afastados em uma distância máxima de 100 metros. No momento em que é dada a largada, o competidor corre até seu Caiaque, começando a competir.
Tanto os Caiaques, quanto os competidores deverão estar alinhados.
A distância lateral entre os Caiaques e os competidores deverá ser, no mínimo, de 50 cm para cada lado.
A largada na água deverá ser feita com os Caiaques parados e alinhados.
CHEGADA
O Caiaque terminará a prova quando sua proa cruzar a linha de chegada com todos os membros da tripulação e equipamentos.
A linha de chegada deverá estar claramente definida em ambos os lados, com uma bandeira amarela em cada ponta, ou um pórtico.
A chegada poderá também ser na areia, desde que definido para os competidores, com um prazo de 24 horas antes da largada, o local exato da mesma.
Se dois ou mais barcos chegarem juntos (ao mesmo tempo) à linha de chegada, eles receberão a mesma classificação final.
A linha de chegada deverá ter, no mínimo, 25 metros de comprimento.
PROTESTO
Um protesto só será considerado quando: - for submetido por escrito pelo Chefe da Equipe - for submetido até 30 minutos após a divulgação do resultado oficial. - for entregue ao Diretor da Prova acompanhado de um depósito de 05(cinco) vezes o valor da inscrição. O depósito será devolvido se o protesto for deferido; caso contrário, a taxa será revertida para o Comitê de Competição.
Um protesto poderá ser apresentado contra a decisão de um Juiz, se:
Houver observação mal feita;
Houver decisão provavelmente errônea;
Houver irregularidade óbvia na conduta da competição.
O Comitê de Competição avaliará a legitimidade do protesto. Ele ouvirá os testemunhos dos árbitros ou qualquer outro participante da prova em questão, sendo a decisão transmitida por escrito e assinada pelo Chefe de Equipe no momento do recebimento.
INSCRIÇÃO
A inscrição poderá ser realizada através de listagem da entidade e seus subscritores, presidente e técnico, responsabilizando-se pelas perfeitas condições físicas e dados relativos aos atletas relacionados. A critério dos organizadores da prova, poderá haver inscrição individual.
Além das tripulações identificadas nominalmente, podem ser inscritos substitutos em todas as provas, sendo o número similar ao do Caiaque em questão.
As inscrições deverão ser feitas com antecedência mínima de 10 dias. A critério dos organizadores da prova, as inscrições poderão ser aceitas no local, nos primeiros momentos que antecedem a prova.
Um competidor só poderá se inscrever em uma categoria.
PROGRAMA
Qualquer dúvida quanto ao programa da prova deverá ser desfeita na reunião técnica que acontecerá um dia antes da competição, em um local previamente informado.
ALTERAÇÃO DAS INSCRIÇÕES
A notificação das alterações deverá ser feita por escrito ao Diretor da Prova, pelo menos uma hora antes do início da prova.
O sorteio (quando houver) será considerado final e não será permitida uma reinscrição da mesma tripulação.
INSTRUÇÃO AOS CHEFES DE EQUIPE
Devem ser feitas as reuniões técnicas para repassar as instruções antes do início da prova, contendo as seguintes informações:
Detalhes sobre o percurso (Carta Náutica)
Hora da largada
Linha de largada e chegada
Forma que será utilizada para se dar a largada
Tipo de controle de Caiaques
Numeral de cada competidor
Apresentação dos demais membros do Comitê.
O Comitê Organizador deverá informar no convite das provas o local e horário da reunião técnica, com endereço e mapa da cidade completos.
PONTUAÇÃO
A pontuação, tanto para equipes quanto para individual, deverá ser dividida por classes e idade, seguindo os índices abaixo:
PREMIAÇÃO
Haverá premiação para os primeiros lugares "Geral" masculino e feminino, "Duplo" masculino, feminino e misto.
A critério do Comitê, poderá haver premiação personalizada.
Poderá haver premiação por faixa etária, de acordo com o parágrafo 3.0.
Deverá haver premiação por equipes.
As premiações poderão ser também em espécie (R$).
OBSERVAÇÕES FINAIS
Qualquer competição ou prova a nível nacional em mar aberto ou oceano, cujo título seja "COPA BRASIL" ou "CAMPEONATO BRASILEIRO" tem obrigatoriedade em possuir o aval da CBCa através do COMITÊ de CANOAGEM OCEÂNICA.
Para fins de organograma funcional, as escalas de responsabilidade estão assim distribuídas:
Nas competições/provas:
Membros do Comitê de Canoagem Oceânica
Diretor da Prova
Arbitragem
Demais Organizadores
Associação de Canoagem de Florianópolis.
Barra da Lagoa - Florianópolis - SC
Contato:diretoria@ascf.com.br
Maurício de Sousa :48-9996 1440